THE ORACLE
Lançado em 04 de Maio de 2010 The Oracle estreou no número #1° na Billboard 200, vendendo 117.000 cópias em sua primeira semana de lançamento, tornando-se o terceiro álbum do Godsmack consecutivos a fazê-lo, e fazendo o Godsmack a banda de rock sétima a chegar a número "1" com três álbuns de estúdio consecutivos que são Faceless, IV, e The Oracle na Billboard 200.
Segundo a Nielsen SoundScan The Oracle vendeu até Novembro de 2010 mais de 400 mil cópias. The Oracle também ficou em 4° lugar no TOP 100 entre os álbuns de metal mais vendidos, ficando na frente de bandas como Disturbed, Avenged Sevenfold, Korn, e Ozzy.
A edição de luxo conta com cd+dvd, o DVD contém os bastidores da gravação do The Oracle e as músicas Whiskey Hangover e I blame You.
Músicas:
01. Cryin' Like a Bitch
02. Saints and Sinners
03. War and Peace
04. Love Hate Sex Pain
05. What If?
06. Devil's Swing
07. Good Day to Die
08. Forever Shamed
09. Shadow of a Soul
10. The Oracle
BONUS:
Os estágios iniciais
Em 2009, após uma pausa de dois anos, Sully Erna anunciou que a escrita está em andamento para a banda e o registro de estúdio, como provável que saia em Maio de 2010.
Em 16 de março de 2009, enquanto estavam no meio da gravação do novo disco, Motley Crue anunciou a programação para a sua turnê festival anual de verão, Crüe Fest 2 que incluiu Godsmack. Como resultado disso, Sully Erna declarou em uma entrevista com ArtisanNewsService que a banda teve de adiar o processo de escrita até a turnê terminar em 05 de setembro de 2009, "Nós estávamos no meio da escrita e o registro, e tivemos que resolver adiá-lo. Assim, a idéia agora é terminar, você sabe, esta tour e ir direto para o estúdio, terminar a gravação, No início de 2010 deverá sair."
Durante Crue Fest 2, Godsmack lançou seu primeiro single em quase dois anos desde o lançamento de Good Times, Bad Times em 2007. "Whiskey Hangover" alcançou #1 na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks, e tornou-se música permanente durante o setlist do festival de verão. Em 11 de novembro de 2009, Shannon Larkin anunciou que a banda estáva trabalhando com o produtor Dave Fortman, como a banda esperava receber o álbum em fevereiro de 2010, em 08 de fevereiro de 2010, Godsmack nomeou oficialmente o seu novo álbum The Oracle que após chamá-lo inicialmente de Saints & Sinners. Em 26 de fevereiro de 2010, foi anunciado no site oficial da banda que a The Oracle tinha lançamento para 04 de maio. "Nosso objetivo é só para escrever a música que nos move, o melhor que pudermos e em seguida assumindo que não vai ser outra coisa igual. E para as pessoas que nós fazemos uma faixa, que vem para nos ver e se divertir com a gente, e estamos muito gratos por ter essas pessoas e ter uma carreira. Mas não há necessidade de sermos auto-consciente sobre isso, ou todos preocupados com a forma como as canções vão fazer, ou o registro vai fazer.
Gravação e produção
The Oracle foi gravado e produzido por Dave Fortman, que trabalhou com bandas como, Mudvayne, Otep, Slipknot em All Hope Is Gone, e Simple Plan, bem como em ambos Evanescence multi-platina álbuns mais vendidos, The Open Door e Fallen. De acordo com Sully Erna, que ele estava procurando um produtor que conhecida por produzir grandes álbuns. Quando Sully falou sobre alguns produtores, ele estava interessado em trabalhar com Fortman, Shannon sugeriu Dave Fortman. "A produção de Dave Fortman é poderoso, ele tinha feito antes em uma banda chamada Ugly Kid Joe. Toquei com ele durante cinco anos, percorri o mundo com ele, amo o cara, ele é um dos mais engraçados caras de sempre." disse Shannon. Com produção de Dave Fortman, a banda teve uma abordagem técnica diferente para a gravação das músicas. Enquanto trabalhava em no estúdio, a banda optou por que estabelece uma faixa de cada vez.
O nome do álbum
O título de trabalho do álbum foi Saints & Sinners, em homenagem a uma das faixas do álbum, mas em um vídeo postado no Rockpit.com, Sully explicou que ele começou a sentir-se como o título do Saints & Sinners não foi muito original.
"Resolvi mudar o nome de Saints & Sinners à The Oracle e a razão de ser, é porque eu comecei a fazer um monte de investigação sobre Saints & Sinners, e embora eu gostei do que ele representava, que tem sido feito antes. Penso Whitesnake teve um registro em 1982, ou como alguns que antes que eu não estava preocupado, porque isso é quase 30 anos atrás, mas houve outros artistas, até mesmo discos em espanhol que eu achei chamado Saints & Sinners. Com tudo isso juntos, eu comecei a repensar no nome e em seguida com o nome do Godsmack, e em seguida o título que está sendo chamado Saints & Sinners, tudo foi sentir um pouco religioso para mim, e que realmente não era o que representava esse registro" Sully Erna explicou que The Oracle veio de um nome de um instrumental novo que ele escreveu para o disco, dizendo: "Uma vez eu escrevi o instrumental intitulado... porque é realmente à essência de todas as canções de rock."
Promoção
Em 15 de janeiro de 2010, a banda juntou forças com Rockpit.com para promover o álbum através da criação de uma série de webisodes para os fãs, descrevendo o processo, os rituais e a metodologia de fazer The Oracle. Cada webisode é preenchido com conteúdos exclusivos, um making of, entrevistas e sneak peeks em suas canções mais recentes.
O primeiro single oficial do álbum é "Cryin 'Like A Bitch". Ele recebeu airplay de rádio em 23 de fevereiro de 2010.
Desde o lançamento de "Cryin 'Like A Bitch", Godsmack lançou oficialmente mais três músicas. "Love-Hate-Sex-Pain" "What If" e "Saints and Sinners" que foi lançado em 06 de abril, 13 de abril e 26 de abril, respectivamente. Todas as músicas foram disponibilizadas para download através do iTunes.
Em 3 de maio, Godsmack fez uma aparição no The Tonight Show com Jay Leno na qual eles tocaram Cryin 'Like A Bitch ao vivo pela primeira vez veja
Desempenho comercial
The Oracle estreou no número #1° na Billboard 200, vendendo 117.000 cópias em sua primeira semana de lançamento, tornando-se o terceiro álbum de Godsmack consecutivos a fazê-lo, e fazendo Godsmack a banda de rock sétima a chegar a número "1" com três estúdio consecutivos regular álbuns que são Faceless, IV, e The Oracle. No Canadá, The Oracle estreou no número #2°, vendendo 7.000 cópias. Digitalmente, o álbum ficou no topo dos mais vendidos do iTunes Albums Chart, vendendo cerca de 23.000 cópias.
Resposta da crítica
Avaliações
Allmusic 03/05 Estrelas
O NewReview 3.5 / 5 estrelas
411mania 8.5/10 Estrelas
Ultimate Guitar 07/10 Estrelas
The Boston Globe 04/05 Estrelas
PureGrainAudio 09/10 Estrelas
LiveMetalNet 7.5/10 Estrelas