DISCOGRAFIA

(1998) GODSMACK


1. Moon Baby
2. Whatever
3. Keep Away
4. Time Bomb
5. Bad Religion
6. Immune
7. Someone In London
8. Get Up, Get Out!
9. Now Or Never
10. Stress
11. Situation
12. Voodoo

 Godsmack é o primeiro álbum de estúdio do Godsmack. O álbum foi inicialmente pago pela banda e lançado como All Wound Up, antes de a banda assinar com a Universal/Republic Records. Foi masterizado no Sterling Sound, em Nova York. Ele apresentava uma nova canção chamada "Someone in London", enquanto a canção "Goin 'Down" foi removida, mas mais tarde apareceu no Awake da banda, segundo álbum de estúdio.
Recepção e vendas

 Depois de tocar na área de Boston durante dois anos, a banda começou a estabelecer-se uma forte reputação de ser uma boa banda ao vivo. Como Godsmack começou a desenhar em um público maior em seus shows ao vivo, o álbum começou à circular pelas ruas de Boston, e acabou nas mãos de um DJ de uma rádio de Boston.
 A estação de rádio começou a tocar o single "Keep Away" e seu sucesso chegou rapidamente a única para o posto de número um na estação. Depois do sucesso de "Keep Away", a banda voltou ao estúdio e gravou o canção "Whatever", que se tornou o novo favorito na estação de rádio e ajudou a banda a vender milhares de cópias de seu álbum por semana.
 "Whatever" foi usada em um comercial para um dos eventos de final Extreme Championship Wrestling pay-per-view, Massacre na 34th Street.
 Finalmente depois de a procura de seu álbum ficou muito alto, República Universal Records interveio e assinou com a banda em 1998. All Wound Up foi remasterizado e lançado seis semanas mais tarde, como sua auto-intitulado álbum de estréia Godsmack.

 "O primeiro álbum tínhamos uma vida para escrever", disse a Merrill em uma entrevista com a Gazeta do-Sol. "Então nós excursionamos por dois anos com o primeiro registro, por isso, basicamente, tinha que escrever sobre a estrada para o segundo álbum, ao mesmo tempo que estávamos lidando a tornar-se estrelas do rock e tudo isso."
 Segundo a RIAA, em 4 de dezembro de 2001, auto-intitulado álbum do Godsmack já tinha vendido de 4 milhões de cópias nos Estados Unidos, tornando-o mais bem sucedido álbum do Godsmack à vender até data.



(2000) AWAKE


1. Sick of Life
2. Awake
3. Greed
4. Bad Magick
5. Goin' Down
6. Mistakes
7. Trippin
8. Forgive Me
9. Vampires (instrumental)
10. The Journey (instrumental)
11. Spiral

 Awake é o segundo álbum de estúdio do Godsmack. Foi lançado em outubro 31 de 2000. Ele apresenta a canção "Goin 'Down", que apareceu pela primeira vez no primeiro estúdio de gravação da banda All Wound Up. Este foi o álbum do Godsmack que caracterizar o baterista Tommy Stewart, pois o primeiro álbum da banda foi Sully quem gravou a bateria do álbum.
 As músicas "Sick of Life" e "Awake" em 2000 foram amplamente utilizados para Marinha dos Estados Unidos em comerciais.
Gravação

 A banda optou por converter um armazém em Haverhill em um estúdio improvisado, ao invés de usar uma configuração mais tradicional de estúdio. De acordo com Sully Erna, a banda simplesmente não queria se mudar para qualquer estúdio de luxo, porque queria manter a vantagem sobre a escrita e "não ficar muito longe de sí mesmos" Então, eles só ficaram nas favelas ao invés de mover-se em luxo.
 Erna diz que os resultados mostram na música "mais dura" do som, porém tem uma vantagem muito cru. Não é muito elegante, diz ele."Mas ele ainda tem um monte de esterias boas, e ainda tem muita energia."
 A banda também manteve contato com suas raízes. O álbum inclui músicas antigas que só faltou estar na estréia. "Goin 'Down" é uma faixa do álbum Godsmack original que foi abandonada em favor de "Whatever" para o lançamento com uma grande gravadora. As músicas "Bad Magick" e a instrumental "Vampires" também datam do mesmo período.
Lançamento

 Awake estreou em 5° lugar na Billboard 200, vendendo 256.000 cópias em sua primeira semana, o álbum iria passar a vender mais de 2 milhões de cópias nos Estados Unidos.
 Desde seu lançamento, faixa título do álbum Awake tinha dominado rádio de rock e quebrou recordes do gráfico ao longo de 2000 e 2001. Faixa instrumental do álbum "Vampires" rendeu à banda a primeira indicação ao Grammy, e "Greed" ganhou para banda de Boston Music Awards para o vídeo e single do ano.



(2003) FACELESS


1. Straight Out of Line
2. Faceless
3. Changes
4. Make Me Believe
5. I Stand Alone
6. Re-Align
7. I Fuckin' Hate You
8. Releasing the Demons
9. Dead & Broken
10. I Am
11. The Awakening
12. Serenity

 Faceless é o terceiro álbum de estúdio do Godsmack. O álbum apresentou o baterista Shannon Larkin. O álbum foi lançado em 08 abril de 2003.

 As músicas "Straight Out of Line" e "I Stand Alone" teve indicações para o Grammy para "Melhor Canção Rock" e "Melhor Performance de Hard Rock", respectivamente. Faceless estreou no número #1° na Billboard 200, vendendo 269.000 cópias em sua primeira semana, e o álbum passou a vender mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos. Faceless conseguiu bater o nu metal do Linkin Park o seu rival na tabela, com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio Meteora, que caiu para número 2#° no Billboard 200. Faceless também estreou na #9° posição no Top Canadá Albuns e em número #1° no Top Internet Albuns e permaneceu no quadro específico de duas semanas.
 Erna lembra que a banda estava ensaiando para a turnê alguns meses atrás, quando recebeu a notícia de que o álbum tivesse estreado no número 1 na parada de álbuns Billboard 200. "Bem, nós estávamos em West Palm Beach, Florida ensaiando para esta turnê, e veio a notícia e explodiu minha mente, porque nós trabalhamos duro neste disco e queríamos que as pessoas adorassem e nós queríamos que ele fizesse bem", Erna diz. "Mas não tínhamos idéia de que seria o álbum número 1 no país e é muito gratificante saber que você é recompensado por vezes para o trabalho ser duro no que você faz."
 A canção "I Fucking Hate You" apareceu em anúncios de TV para o filme Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, ainda que em uma versão instrumental.
Recepção


 O álbum recebeu recepção mista dos críticos. Opiniões positivas vieram da imprensa alternativa que se refere o Faceless como "firmeza e pesado, este metal nesse tempo não vai decepcionar os fiéis." e E! Online, que afirmou que "grassa e riffs com o drama épico", opiniões negativas focada no riffs de guitarra e vocais. Allmusic deu ao álbum 2 estrelas e meia em de cinco, afirmando que o álbum "estaria de forma mais fluida do que (Awake), mas a banda ainda não conseguiu localizar o som do primeiro álbum, que fez sua estréia de sucesso".


(2004) THE OTHER SIDE


1. Running Blind
2. Re-Align
3. Touché (feat. John Kosco and Lee Richards)
4. Voices
5. Keep Away
6. Spiral
7. Asleep

 The Other Side é um EP acústico do Godsmack, lançado em 16 de março de 2004. Ele inclui várias músicas lançadas anteriormente re-gravados como versões acústicas, bem como três novas faixas acústicas.
 Uma nova canção, "Touché", caracterizado pelo ex guitarrista do Godsmack Lee Richards, assim como John Kosco, que estavam naquele momento na extinta banda Dropbox. As outras duas novas faixas acústicas foram "Running Blind" e "Voices", que são velhas canções que escreveu Sully, mas nunca gravou.
 A canção "Asleep" é na verdade um acústico, mais curtos e mais calmo da versão "Awake".
 De acordo com Sully Erna, a banda decidiu fazer um disco acústico, porque eles semprem brincaram com versões acústicas de suas músicas e obteve grandes reações a ele. "Refazendo as músicas desta maneira, mostra um lado diferente da banda."
The Other Side foi gravado em um estúdio com o produtor David Bottrill, que já trabalhou com o grupo em seu terceiro álbum de estúdio "Faceless".

 (2006) IV


1. Livin' in Sin
2. Speak
3. The Enemy
4. Shine Down
5. Hollow Feat. Lisa Guyer
6. No Rest for the Wicked
7. Bleeding Me
8. Voodoo Too
9. Temptation
10. Mama
11. One Rainy Day

 IV é o quarto álbum de estúdio do Godsmack. O álbum foi lançado em 25 de abril de 2006. Este é o álbum de estúdio do Godsmack foi produzido por Sully Erna e Andy Johns.
 IV vendeu 211 mil cópias nos Estados Unidos em sua primeira semana de lançamento, estreando em número #1° na Billboard 200. Este valor é um pouco inferior à 267 mil unidades vendidas por álbum Faceless em abril de 2003, e os 256 mil registro na primeira semana alcançados em 2000 com Awake. IV também estreou no número #4° no Top Canadá Albuns e número #1° do Top Internet Albuns.

Gravação e temas líricos

 De acordo com Sully Erna: "Esta é a primeira vez que eu fui totalmente honesto, falando a verdade sobre situações reais", diz ele. "No passado, eu estava sempre apontando um dedo, quer a mim ou alguém, mas eu fiquei limpo comigo e com as pessoas que agora podem amar e se preocupam. Este álbum é sobre a luz no fim do túnel, saindo de buraco que, reconhecendo as partes escuras de nossas vidas, mas comprometendo-se a encontrar uma saída para eles."
 Com o lendário engenheiro Andy Johns, que trabalhou em clássicos como Led Zeppelin como "Stairway to Heaven" e "Quando o Levee Breaks", bem como álbuns dos Rolling Stones e Van Halen, Godsmack dava passos na sala de aula, do gueto do metal para de pleno direito clássico blues-rock. Gravado no (
Spiral Recording Studio, em Los Angeles, Agora chamado de Serenity Studio, o dono deste estudio é o Sully), Godsmack teve o luxo pela primeira vez, de escrita e gravação do IV sem estar na estrada ou ter que correr para cumprir um prazo. Eles escreveram 35 canções, gravadas 17, e pegou o melhor deles para colocar no disco .
 "Havia um monte de coisas que aconteceram neste registo que eram diferentes do que a forma como funcionou no passado", explica Erna. "E um deles era me deixar ir, permitindo o controle da faixa sobre a escrita e me afastando de um ponto de vista de fora e vem com uma letra para o que eu visto como um outro grupo completamente", diz ele .
 "Shine Down" foi outro exemplo da luz violenta da banda. "Aquele não é apenas uma canção de esperança, mas de expectativas realistas", explica Erna. "É sobre o ser humano e ter problemas. Sobre não ser capaz de levantar sua cabeça do travesseiro, mas sabendo que há alguém lá fora, que nos vigia e um universo que nos protege. Eu sabia que este novo ano seria de balanço para nós. É não é religioso, mas espiritual."



(2007) GOOD TIMES, BAD TIMES.. TEN YEARS OF GODSMACK


1. Good Times Bad Times (Bonham/Jones/Page/Plant)
2. Whatever (Godsmack) (Erna/Rombola)
3. Keep Away (Godsmack)
4. Voodoo (Godsmack) (Erna/Merrill)
5. Bad Religion" (Godsmack) (Erna/Stewart)
6. Awake (Awake)
7. Greed (Awake)
8. I Stand Alone (Faceless)
9. Straight Out of Line (Faceless)
10. Serenity (Faceless)
11. Re-Align (Faceless)
12. Running Blind (The Other Side)
13. Touché (The Other Side) (Erna/Kosco/Richards)
14. Speak (IV) (Erna/Rombola/Merrill/Larkin)
15. Shine Down (IV)
16. The Enemy (IV)
Lista de faixas do DVD de An Evening With Godsmack
1. Trippin
2. Re-Align
3. Running Blind
4. Questions (perguntas dos fãs - parte 1)
5. Serenity
6. Voodoo
7. Questions (perguntas dos fãs - parte 1)
8. Spiral
9. Batalla de los Tambores (solos de baixo e bateria)
10. Keep Away
Encore:
1. Touché (com participação de John Kosco e Lee Richards)
2. Reefer Headed Woman (com participação de John Kosco e Lee Richards)

 É uma coletânea de greatest hits da banda. A coleção inclui todos os singles do Godsmack, com a exceção de "Bad Magick" e um DVD da perfomance acústica da banda em Las Vegas, Nevada, no The House of Blues.
 Para comemorar dez anos como uma banda, Godsmack lançou um álbum de maiores sucessos intitulada Good Times, Bad Times ... Dez Anos de Godsmack em 04 de dezembro de 2007. O álbum estreou no número 35° na Billboard 200, vendendo 40.000 cópias na primeira semana de lançamento. Inclui um cover do Led Zeppelin canção "Good Times Bad Times". O álbum foi originalmente destinado a ser um jogo encaixotado, mas a banda cancelou os planos para que eles pudessem melhorar lançamento de um álbum.

(2010) THE ORACLE


1. Cryin' Like a Bitch
2. Saints and Sinners
3. War and Peace
4. Love-Hate-Sex-Pain
5. What If?
6. Devil's Swing
7. Good Day to Die
8. Forever Shamed
9. Shadow of a Soul
10. The Oracle
Deluxe / Limited Editions
11. Whiskey Hangover
12. I Blame You

 The Oracle, conhecido anteriormente como Saints & Sinners, é o quinto álbum de estúdio do Godsmack, lançado nos E.U.A em 04 de maio de 2010. The Oracle é o álbum do Godsmack primeiro a ser produzido por Dave Fortman. The Oracle também marca o primeiro álbum de estúdio a ser lançado desde 2006 quando saiu o IV. O álbum também foi disponibilizado para download através da Amazon, assim como o iTunes. Em 05 de maio de 2010, e em menos de 24 horas após o álbum ser lançado, The Oracle alcançou a posição #1 no Canadá e nos E.U.A nas lojas iTunes.
 Internacionalmente, The Oracle foi lançado na Suécia em 03 de maio, na Áustria, Alemanha, Holanda e Suíça, em 7 de maio, na Finlândia, em 12 de maio, e no Reino Unido em 24 de maio.
 Duas edições do álbum estão disponíveis, a edição padrão que consiste em um CD que contém 10 faixas. E a edição de luxo, que consiste em um CD e um DVD, o DVD inclui duas faixas bônus "I Blame you" e o sucesso "Whiskey Hangover", além de mostrar o processo de gravação para o álbum.

 The Oracle estreou no número #1° na Billboard 200, vendendo mais de 117.000 cópias em sua primeira semana de lançamento, tornando-se o terceiro álbum de Godsmack consecutivos a fazê-lo, e fazendo Godsmack a banda de rock sétima a chegar a número 1° com três albuns de estúdio consecutivos na Billboard 200, que são: Faceless, IV, e The Oracle. No Canadá, The Oracle estreou no número #2°, vendendo 7.000 cópias.
 Segundo a Nielsen SoundScan The Oracle vendeu até Novembro de 2010 mais de 400 mil cópias. The Oracle também ficou em 4° lugar no TOP 100 entre os albuns de metal mais vendidos no ano, ficando na frente de bandas como Disturbed, Avenged Sevenfold, Korn, e Ozzy.

 Quer ver os reviews e saber mais sobre o The Oracle clique AQUI

(2012) LIVE & INSPIRED

CD 1 (Live):

01. Straight Out Of Line
02. Re-Align
03. Awake
04. Moon Baby
05. Changes
06. The Enemy
07. Keep Away
08. Speak
09. Voodoo
10. Batalla De Los Tambores
11. Whatever
12. Serenity
13. I Stand Alone

CD 2 (Inspired):
01. Rocky Mountain Way (Joe Walsh cover)
02. Come Together (The Beatles cover)
03. Time (Pink Floyd cover)
04. Nothing Else Matters (Metallica cover)

 Live & Inspired é o primeiro álbum ao vivo do Godsmack que foi lançado no dia 15 de Maio via Universal Republic Records.
 Live & Inspired conta com grandes sucessos do Godsmack, seus shows incendiários tornaram-se lendários no mundo do rock moderno com grandes sucessos como "Awake", "Keep Away", "Straight Out Of Line", "Whatever", "Speak", "Voodoo", "I Stand Alone" e "Batalla De Los Tambores".
 O álbum consiste em dois CDs, O CD1 contêm 13 músicas ao vivo gravado no Fox Theatre em Detroit Michigan no ano de 2007, e o CD2 com 4 músicas covers, outro detalhe é que o book do álbum é composto por fotos dos fãs. 
Os covers do CD2 são de Joe Walsh, The Beatles, Pink Floyd e Metallica, a música Rocky Mountain Way de Joe Walsh foi o primeiro single a estrear pelas rádios. O álbum foi produzido por Dave Fortman (mesmo produtor do The Oracle) e Sully Erna.

 O álbum vendeu 16.500 cópias na sua primeira semana de vendas nos EUA e ficou em 19° lugar na Billboard 200. O álbum não teve qualquer divulgação na tv, nem apresentações em tv ou comercial. A divulgação foi apenas no facebook e Twitter oficial da banda (por isso o motivo das poucas vendas). No dia 25 de Maio foi lançado oficialmente o clipe de Rocky Mountain Way, o single do Live & Inspired. O clipe foi dirigido pelo diretor Dan Catullo que já trabalha com a banda a mais de 10 anos. O clipe contém imagens dos bastidores e também da turnê MassChaos Tour.

 Sully Erna descreve o show em Detroit: “É um registro ao vivo de Detroit Rock City, que julgávamos ser um show excepcional para nós. Nós tivemos um show muito bom. É sempre um grande público, como qualquer banda de rock irá dizer-lhe, tocar lá é um tipo especial de fãs que têm lá, eles vivem até sua reputação. Eles são um público de rock tão grande, que é por este motivo que o disco foi gravado, no Joe Louis Arena”.
 Sully Erna revela: "Live & Inspired é a nossa maneira de dizer 'obrigado' a todos os nossos fãs por acreditarem em nós ao longo dos anos, e nos ajudando a tornar uma grande banda ao vivo!. Nós também incluímos quatro covers de nossos sucessos favoritos no passado para mostrar que também nós somos simplesmente fãs que apreciam nada mais do que o bom e velho Rock 'N' Roll". A banda disse também que as quatro faixas bônus são importante para o coração da banda.

(2014) 1000HP

Faixas

1. 1000hp
2. FML
3. Something Different
4. What’s Next
5. Generation Day
6. Locked & Loaded
7. Livin’ In The Gray
8. I Don't Belong
9. Nothing Comes Easy
10. Turning To Stone
11. Life Is Good (bonus track)

 1000hp abreviação de (One Thousand Horsepower) é o mais recente trabalho do Godsmack, foi lançado nos EUA em 05 de Agosto de 2014 via Republic Records, que faz parte da Universal Music Group. Na europa foi lançado 01 de Setembro via Spinefarm Records. Em 7 de Julho, o álbum foi disponibilizado para pré-venda através da Amazon e no site oficial da banda. A pré-encomenda no iTunes foi ao ar em 21 de Julho. 1000hp vendeu em sua primeira semana 58.000 cópias obtendo o 3º lugar no Top 200 da Billboard, 1000hp ficou longe das vendas do seu antecessor The Oracle, que em 2010 obteve 117,000 cópias. 1000hp foi mixado e produzido por Dave Fortman, que já trabalhou com Godsmack em seu álbum anterior de estúdio, The Oracle, bem como com outras bandas com Mudvayne, Slipknot no seu quarto álbum de estúdio All Hope Is Gone, também Evanescence com The Open Door e Fallen.

 Para promover o álbum, a banda se apresentou em algumas rádios, dando entrevistas e promovendo o single 1000hp. Participaram de uma entrevista para ESPN em um programa de corridas para promover o novo single. Criaram "The Making of 1000hp", uma série de cinco webisodes que dão aos fãs um olhar para o processo de gravação do álbum.

 Quer saber mais sobre 1000hp clique AQUI