1000hp
Faixas
1. 1000hp
2. FML
3. Something Different
4. What’s Next
5. Generation Day
6. Locked & Loaded
7. Livin’ In The Gray
8. I Don't Belong
9. Nothing Comes Easy
10. Turning To Stone
11. Life Is Good (bonus track)
1000hp abreviação de (One Thousand Horsepower) é o mais recente trabalho do Godsmack, foi lançado nos EUA em 05 de Agosto de 2014 via Republic Records, que faz parte da Universal Music Group. Na europa foi lançado 01 de Setembro via Spinefarm Records. Em 7 de Julho, o álbum foi disponibilizado para pré-venda através da Amazon e no site oficial da banda. A pré-encomenda no iTunes foi ao ar em 21 de Julho. 1000hp vendeu em sua primeira semana 58.000 cópias obtendo o 3º lugar no Top 200 da Billboard, 1000hp ficou longe das vendas do seu antecessor The Oracle, que em 2010 obteve 117,000 cópias, é muito normal que as vendas caiam com o passar dos anos, e não teve a mesma divulgação, na dilvulgação do The Oracle a banda se apresentou em dois programas de TV, desta vez a banda optou com apresentação na Iheartradio sendo possível vendo o show apenas na internet. O primeiro álbum auto-intitulado Godsmack ficou em 22 no Top 200 Billboard, em 2002 Awake ficou em 5° na Billboard com 256,000 cópias, em 2003 Faceless ficou em 1° na Billboard 200 com 269,000 cópias, em 2006 IV ficou em 1° na Billboard com 211,000 cópias, e em 2010 The Oracle ficou em 1° na Billboard com 117,000 cópias. 1000hp também ficou em 1º lugar no Alternative Albums, 1º no Hard Rock Albums, 2º no Top Rock Albums, e o single 1000hp ficou em 1º no Mainstream Rock Songs.
Gravação
Em 06 de Novembro de 2013, foi relatado que o Godsmack tinha começado a escrever o novo álbum, ainda sem nome. Em 05 de fevereiro de 2014 o vocalista Sully Erna twittou que a banda tinha feito progressos enormes no processo de composição do álbum. Em 20 de Abril, Erna revelou que a banda completou o trabalho do novo álbum. O trabalho tinha 15 músicas, no lançamento do álbum teve 11 músicas. Em entrevista à Billboard, Erna revelou que o processo de escrita para 1000hp era colaborativa, afirmando: "Quando chegou a hora de começar a escrever de novo, os caras trouxeram um lote de canções e eu tinha um lote de canções que eu vinha trabalhando e pô-los todos sobre a mesa e determinava qual seria descartada. "O resultado, era contundente, músicas variavam de estilos e batidas, há músicas rápidas como 1000hp, e outras como "Generation Day" e "Nothing Comes Easy". Quanto ao Estúdio para gravação do álbum, Erna disse: "Nós realmente construímos uma nova sede para o Godsmack na área de Boston, então decidimos alugar este armazém de 4.000 metros quadrados, e usamos decorações das Turnês passadas, Logo do Voodoo Tour, bandeira do DVD Changes, coisas do IV Tour, Faceless Tour, então do outro lado fizemos este quarto muito legal para sala de estar, cozinha, banheiro, sala de controle, sala para ensaio, e nós fomos gravando todo o registro na área de Boston e obviamente, saimos para a Califórnia para o processo de mixagem. Então, é bom agora, porque estamos todos sobre o mesmo teto. Nós temos tudo o que há de melhor e nós realmente não precisamos ir em qualquer outro lugar agora".
Produção
1000hp foi mixado e produzido por Dave Fortman, que já trabalhou com Godsmack em seu álbum anterior de estúdio, The Oracle, bem como com outras bandas com Mudvayne, Slipknot no seu quarto álbum de estúdio All Hope Is Gone, também Evanescence com The Open Door e Fallen. "Eu amo o estúdio", diz Fortman. "Eu voltei para obter aquele som exclusivo para este novo registro do Godsmack e nós realmente acertamos em cheio e tivemos um grande momento".Tony Rombola em resposta à pergunta de Guitar World à respeito de como era trabalhar com Fortman. "Ele tem um monte de idéias e foi muito divertido trabalhar com ele. Ele também é um guitarrista e toca bateria, por isso ele foi capaz de nos dar de entrada e trocar idéias de nós". O álbum foi co-produzido por Sully Erna, que co-produziu o The Oracle, e produziu o IV.
Som
Em entrevista à The Pulse Of Radio, Sully Erna descreveu som do álbum como "Um pouco cru, um pouco aberto em relação ao som do álbuns anteriores". Quando perguntado pelo site Revolver por Richard Bienstock sobre o som do álbum, Erna respondeu: "Para mim, canções como '1000hp' e 'FML ' que tem um pouco de uma coisa punk do Nirvana. Então há 'Generation Day' e 'Nothing Comes Easy' que são mais épicos e original e artístico, que estão em outra categoria. É um dos benefícios de todos na banda ter seu próprio material quando chegamos a fazer esse álbum."
Promoção
Para promover o álbum, a banda se apresentou em algumas rádios, dando entrevistas e promovendo o single 1000hp. Participaram de uma entrevista para ESPN em um programa de corridas para promover o novo single. Criaram "The Making of 1000hp", uma série de cinco webisodes que dão aos fãs um olhar para o processo de gravação do álbum. Cada webisode é preenchido com conteúdos exclusivos, cenas de bastidores, entrevistas e cenas inéditas de canções do álbum. O primeiro dos cinco webisodes estreou em 9 de julho, a cada semana foi lançado um webisode, e no último episódio mostra o making of do clipe de 1000hp. No dia 04 de Agosto, um dia antes do lançamento do álbum, a banda se apresentou no programa da IheartRadio onde fez um pequeno show para alguns fãs sortudos, este show foi transmitido pelo site da IheartRadio. No dia 13 de Agosto teve a estréia do novo clipe para o single 1000hp. O clipe foi dirigido pelo diretor Troy Smith que já trabalhou com a banda nos clipes Awake e Greed, e foi produzido pela 323 Productions no NEstudios.
Fotos do Estúdio
The Making of 1000HP