BIOGRAFIA

HISTÓRIA DA BANDA

              

 Godsmack é uma banda de heavy metal/ Hard Rock de Lawrence Massachusetts. Formada em 1995, a banda é composta pelo fundador, vocalista e compositor Sully Erna, o guitarrista Tony Rombola, o baixista Robbie Merrill e o baterista Shannon Larkin. Desde a sua formação, Godsmack já lançou seis álbuns de estúdio, um EP, um álbum ao vivo, quatro DVDs, e mais uma coleção de hits.

 A banda tem três álbuns consecutivos em 1° lugar  na Billboard 200 (Faceless, IV, The Oracle), se tornando a sétima banda a ter três álbuns consecutivos em primeiro lugar. A banda tem seis singles em 1° lugar, e 20 músicas no Top 10 hits, a banda conquistou o Billboard Music Awards Rock Artista do Ano em 2001, e tem quatro nomeações ao grammy. Em 06 de Agosto de 2014, o prefeito de Boston Martin J. Walsh entregou o documento oficial para a banda que declarava 06 de Agosto Dia do Godsmack em Boston.
Godsmack são um dos mais populares bandas de metal da década nos Estados Unidos, vendendo mais de 20 milhões de discos no mundo inteiro.

HISTÓRIA

Em fevereiro de 1995, Sully Erna decidiu iniciar uma nova banda que o vocalista após tocar bateria por mais de 23 anos, incluindo mais de dois anos na extinta banda Strip Mind. Sua nova banda, The Scam formada com Erna nos vocais, Robbie Merrill no baixo, o guitarrista local e amigo Lee Richards na guitarra, e Tommy Stewart na bateria. The Scam rapidamente mudou seu nome para Godsmack, após gravar uma demo. Um ano e um par de membros de alterações, Godsmack nasceu. Sully Erna, Robbie Merrill e Tony Rombola entraram no estúdio e gravaram seu primeiro CD intitulado All Wound Up. Eles fizeram isso ao longo de um fim de semana para um mísero 26-100 dólares. Nos próximos dois anos, a banda tocou por toda a cena de Boston com o baterista Joe Darco e começou a ganhar uma forte reputação de ser uma grande banda ao vivo. O barulho que eles estavam fazendo na área da Nova Inglaterra criou um efeito bola de neve.

Godsmack começou a desenhar em audiências cada vez maiores para seus shows ao vivo. Seu CD começou a circular pelas ruas de Boston e, finalmente, foi parar nas mãos de um DJ para WAAF, uma estação de rádio de Boston. WAAF colocou "Keep Away" em alta rotação e rapidamente subiu para o 1º lugar na estação. Newbury Comics, a Nova Inglaterra cadeia de loja de discos, concordou em vender o CD em consignação. Pouco depois do sucesso de "Keep Away" Godsmack voltou ao estúdio e gravou um single intitulado "Whatever", que se tornou o novo favorito local no WAAF. Ele decolou em um piscar de olhos e a corrida foi por diante.

Como resultado do single indo tão bem, os cds do Godsmack começaram a vender centenas de cópias por semana, e logo encaminhado para mais de mil exemplares por semana, tornando-se o CD mais vendido segundo a cadeia de lojas, os shows ao vivo do Godsmack começaram à ir a todo o vapor, que  teve retorno, e criou mais pedidos de suas músicas nas rádios locais e mais vendas de cds. Sobre os pedidos até o verão de 1998, quando Republic/Universal intensificou e assinou com a banda, mas não foi tão simples assim. Em entrevista em à Vh1 em Dezembro de 2011, Sully contou como foi o contato com Universal. "Eu e minha banda estavamos em casa conversando, tomando uma cerveja, quando o telefone tocou, e disse que era da Republic Universal, eu achei que era um trote, desliguei nas cara deles, ligaram novamente e mandei eles se ferrarem, quando na terceira vez que atendi o telefonema, o executivo disse: espera!! não desligue, não é um trote! Foi quando eu me dei conta que algo realmente estava acontecendo de verdade."

 
Joe Darco logo foi substituído por Tommy Stewart. A terminar auto-intitulado Godsmack chegar às prateleiras seis semanas depois.
Godsmack pegou a estrada em sua primeira turnê,
The Voodoo Tour. A forte performance ao vivo, juntamente com recorde de vendas elevado e crescente número de fãs, desembarcou no
Ozzfest 1999 e 2000, uma turnê européia com o Black Sabbath e uma aparição no festival de Woodstock de 1999.

 
Em 2000 após shows e shows, a banda escrevia suas letras na estrada, e nisso Godsmack lançou seu segundo CD, Awake estreou em 5° lugar na Billboard 200, vendendo 256.000 cópias em sua primeira semana, o álbum iria passar a vender mais de 2 milhões de cópias nos Estados Unidos. Esta faixa título do álbum dominou a rádio de rock e quebrou recordes no gráfico ao longo de 2000 e 2001. A faixa instrumental do CD "The vampires" rendeu á banda a primeira indicação ao Grammy. Godsmack excursionou Awake esgotando arenas e espaços ao ar livre por todo o país. Eles deram aos fãs o seu valor do dinheiro com uma fase gótica, vídeo e pirotecnia, muita pirotecnia! Ao final da Turnê a banda lançou o  dvd  de performance ao vivo.


Em 2002, Sully foi convidado para criar uma música para a trilha sonora do filme The Scorpion King (O Escorpião Rei)
. A música que o Godsmack escreveu I Stand Alone se tornou o single #1 na Rádio Rock e a música mais tocada Active Rock em 2002, durante 14 semanas consecutivas.


Depois de passar mais de quatro anos de estrada a banda decidiu fazer uma pausa antes de voltar para o estúdio. Foi durante esta pausa que Shannon Larkin, que é um amigo de Sully por 15 anos, ex-Wrathchild America, Amen e Ugly Kid Joe, foi convidado para substituir Tommy Stewart.
A nova formação foi para Miami para escrever e gravar as faixas de seu terceiro CD
Faceless, que foi lançado em abril de 2003 e tornou-se o recorde de vendas n°1 na Billboard nos Estados Unidos na primeira semana. O Godsmack divulgou o cd em diversos programas de TV. Faceless também trouxe outra turnê, que correu 23 meses, incluiu mais duas indicações para o Grammy "
I Stand Alone" e mais 11 meses de turnê internacional com os reis do metal, o Metallica!

 
Em março de 2004, Godsmack lançou seu primeiro EP acústico,
The Other Side, que incluía novas versões de hits anteriores como "Keep Away", "Re-Align" e uma versão da canção "Awake".
The Other Side com cortinas de veludo, gárgulas de pedra e cordões de luzes de Natal iluminando cinemas de todo o país, os fãs tiveram uma experiência totalmente nova do verdadeiro talento do quarteto original. Godsmack continuou a produzir uma das melhores performances acústicas, promovendo o EP acústico.

 
Em 2006 a banda lançou "IV" em 25 de abril, e mais uma vez estreou em primeiro lugar na Billboard. IV vendeu 211 mil cópias nos Estados Unidos em sua primeira semana de lançamento, estreando em número  #1° na Billboard 200.

A estrutura dos Shows do IV Tour era composta por cortinas de fogo que cobriam as caixas de som, e com telas que mostravam a banda no backstage. A banda também fez participações em programas de tv tocando Speak e Shine Down, também uma turnê com Rob Zombie, e participou do programa da VH1 em homenagem ao Judas Priest. Eles fizeram o cover de Electric Eye.

Em 2007 para comemorar dez anos como uma banda, Godsmack lançou um álbum de maiores sucessos intitulado "Good Times, Bad Times Ten Years of Godsmack" em 04 de dezembro. O álbum estreou no número de 35° na Billboard 200, vendendo 40.000 cópias na primeira semana de lançamento, inclui um cover do Led Zeppelin da canção "Good Times Bad Times", bem como um DVD de Godsmack acústico desempenho em Las Vegas no House of Blues.

Em 2009, após uma pausa de dois anos, Sully Erna anunciou que estava escrevendo o novo album do Godsmack que o registro provávelmente que ia sair em 2010. Em março de 2009 enquanto o Godsmack estavam no meio da gravação do novo disco, Motley Crue anunciou a programação para a sua turnê festival anual de verão, Crüe Fest 2 que incluiu Godsmack. Como resultado disso, Sully Erna declarou em uma entrevista com ArtisanNewsService que a banda teve de adiar o processo de escrita até a turnê terminar em 05 de setembro de 2009.

Durante Crue Fest 2, Godsmack lançou seu primeiro single em quase dois anos desde o lançamento do "Good Times, Bad Times em 2007. "Whiskey Hangover" alcançou #1 na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks, e tornou-se um ao vivo em shows Godsmack durante o festival de verão.

Em 15 de janeiro de 2010, a banda juntou forças com Rockpit.com para promover o álbum através da criação de uma série de webisodes para os fãs. Godsmack descrevendo o processo, os rituais e a metodologia de fazer o The Oracle. Cada webisode é preenchida com conteúdos exclusivos, entrevistas e sneak peeks em suas canções mais recentes.

Em 04 de maio Godsmack lançou The Oracle que estreou no número n°1 na Billboard 200, vendendo 117.000 cópias em sua primeira semana de lançamento, tornando-se o terceiro álbum de Godsmack consecutivos a fazê-lo, e fazendo Godsmack a banda de rock sétima a chegar a número um com três estúdio consecutivos regular álbuns que são Faceless, IV, e The Oracle

A banda participou de programas de TV tocando Cryin' Like A Bitch, e iniciou a turnê The Oracle Tour com shows em Maio, Agosto, Outubro e Novembro. A estrutura dos shows do The Oracle Tour era composta por um Oráculo atrás da bateria de Shannon Larkin, telas de de alta definição e caixas de som que era suspensas por cabos de aço. também fez um festival chamado Smacker Fest. The Oracle também ficou em 4° lugar no TOP 100 entre os albuns de metal mais vendidos.

 

 Em 2011 Godsmack participou de alguns festivais e também participou do Rockstar Energy Drink Mayhem Festival ao lado das bandas Disturbed e Megadeth. Foram 26 shows que ocorreram ao arredor dos EUA, logo após o Mayhem Festival Godsmack continuou com alguns shows e encerrou a turnê 2011 em Las Vegas no 48 Hours Festival.

 Em 2012, Sully Erna no início do ano teve que cuidar do seu joelho fraturado, Godsmack voltou aos palcos em Abril com Mass Chaos Tour, turnê promovida por Godsmack que contava com as bandas Staind e Halestorm. A turnê durou dois meses e terminou no final de Maio.

 Em 15 de Maio Godsmack lançou Live & Inspired, seu primeiro álbum ao vivo. O álbum consiste em dois CDs, O CD1 contêm 13 músicas ao vivo, e o CD2 com 4 músicas covers. O primeiro clipe foi de Rocky Mountain Way lançado em Maio, em seguida Come Together Lançado em Julho. Em junho os planos do Godsmack era voltar fazer uma turnê na europa depois de 8 anos, mas infelizmente a banda só fez dois shows em Londres e na Bélgica, Sully teve um problema na garganta e teve que adiar a turnê na europa.

 Em Agosto o Godsmack participou da turnê Rockstar Energy Drink Uproar Festival ao lado de Shinedown, Staind, Papa Roach e Adelitas Way, a turnê terminou no final de Setembro. Após o fim da Turnê Uproar, Godsmack tirou umas férias e só voltou aos palcos no cruzeiro ShipRocked, que começou 27 de Novembro e terminou em 01 de Dezembro. Terminando o ano em Dezembro Sully lançou a edição limitada do Box Avalon.

 

 Em 2013 a banda entrou em hiato, e Sully fez alguns shows com seus amigos presentes no álbum avalon. No mês de Abril Sully inicia a gravação para o filme Army Of The Damned. Em julho Godsmack retorna para fazer um "passeio", a banda fez apenas 13 shows, a maioria em festivais. No final do ano o filme Army Of The Damned tem data marcada "Janeiro de 2014", o filme conta com Sully Erna (protagonista) em um grupo de oficiais da polícia de uma pequena cidade que estão sendo filmados por uma equipe de TV, o filme foi dirigido por Tom DeNucci. O filme obteve uma ótima crítica apesar de ser um filme feito com baixo orçamento. Em Dezembro a banda anúnciava que estava no processo de gravação para o novo álbum. 

 Em 05 de fevereiro de 2014 o vocalista Sully Erna twittou que a banda tinha feito progressos enormes no processo de composição do novo álbum. Em 20 de Abril, Erna revelou que a banda completou o trabalho do novo álbum, que se chamava 1000HP. Inicialmente iria se chamar 10 mil cavalos, mas não se encaixava no ritmo, o nome foi dado após à banda visitar uma oficina perto do seu estúdio, 68 Chevy Malibu foi o carro na oficina com 1000 cavalos de potência, a banda achou bacana o álbum se chamar 1000hp pois iria combinar com o som poderoso do álbum. O álbum tinha 15 músicas, no lançamento do álbum teve 11 músicas. A banda criou webisodes, que contava como era o processo de gravação do álbum, que estreou em 9 de julho, a cada semana foi lançado um webisode, e no último episódio mostra o making of do clipe de 1000hp. No dia 04 de Agosto, um dia antes do lançamento do álbum, a banda se apresentou no programa da IheartRadio onde fez um pequeno show para alguns fãs sortudos, este show foi transmitido pelo site da IheartRadio. No dia 13 de Agosto teve a estréia do novo clipe para o single 1000hp. O álbum teve o lançamento em 05 de Agosto e vendeu em sua primeira semana 58.000 cópias obtendo o 3º lugar no Top 200 da Billboard. Em Agosto a banda começava a turnê pelo Uproar Festival, Godsmack foi atração principal do Festival, foram mais de 20 shows em diversos estados. Em Setembro a banda esteve no festival Pain In The Grass que teve trasnmissão do yahoolive. Após o termino da 1000hp Tour 2014, Sully fez alguns shows solo em Dezembro. 1000hp também ficou na lista da revolver magazine dos 20 melhores álbuns do ano, ficando em 19º lugar.

 

Principais influências da banda

Incluem Alice in Chains, Black Sabbath, Led Zeppelin, Aerosmith, Judas Priest, Pantera, Metallica e Rush de acordo com Erna, Larkin e Rombola.
A Revista Rolling Stone descreve a banda como "duro como pregos e dobrado para onze", enquanto Alternative Press elogiou a banda para a sua "híbrido", agitando-driven riff de tudo que é pesado, o passado e o presente. "

A música da banda é frequentemente comparado com Alice in Chains, que a banda cita como uma influência. Adrien Begrand dos estados Popmatters", Erna perfeitamente imita baixo do falecido Layne Staley, cantando gutural sinistro e snarly, metal- vocais inspirados rosna ", Erna também parecem ser uma reminiscência de James do Metallica Hetfield e" A música da banda é uma recauchutagem fiel da agitação, sintonizado-down hard rock. "Jerry Cantrell Katherine Turman dos estados Amazon.com a banda tem, a música "dark, rodando, comandando". Ela também comentou sobre o terceiro álbum da banda faceless ", mistura rock arena na veia de Alice in Chains" e "músicas riff pesado, camadas e afiada, confiante lyrics ponte ardente".

 

Integrantes:

  * Sully Erna: vocal, guitarra, teclados, bateria, percussão, gaita (1995-presente)
  * Tony Rombola: guitarra, vocal de apoio (1997-presente)
  * Robbie Merrill: guitarra, baixo (1996-presente)
  * Shannon Larkin: bateria, percussão (2002-presente)

    Nota: Erna realiza bateria no álbum de estréia da banda, Godsmack, e ocasionalmente toca bateria em shows ao vivo, ao lado de Larkin.

Grammy Awards

    * Godsmack foi indicado para quatro Grammy Awards.

Ano Resultado única categoria
2001, "Vampires" Melhor Rock Instrumental Nomeado
2003, "I Stand Alone" Melhor Canção Rock Nomeado
2003, "I Stand Alone" Melhor Performance de Hard Rock Nomeado
2004, "Straight Out Of Line" de Melhor Performance de Hard Rock Nomeado